POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

Antes de mais nada, devemos atentar para o conceito de poluição que nada mais é do que alterações (química, física ou biológica) que ocorrem por fatores humanos e naturais e que prejudicam o meio ambiente, afetando a qualidade do ar, da água e do solo.
Ou seja, ela provoca um efeito negativo no ecossistema e podem ocorrer de maneiras naturais, por exemplo, a poluição gerada por um terremoto ou um tsunami.
No entanto, a poluição gerada pelo homem pode prejudicar o solo, a água e o ar e ainda, afetar a espécie com a proliferação de doenças, diminuição dos recursos naturais e da biodiversidade do planeta.
A poluição das grandes cidades oferece um grande risco para a população e para o meio ambiente como um todo. Estima-se uma média de dois milhões de pessoas tenham problemas respiratórios que foram diretamente causados pela má qualidade do ar, sendo que a queima de combustíveis fósseis do petróleo é a principal fonte de poluição — seguido pelo carvão mineral.
A alta concentração de substâncias compostas por gases com partículas sólidas ou líquidas, combustível energético e material biológico torna o ar tóxico e nocivo à saúde. Os poluentes atmosféricos nunca estiveram tão presentes na camada atmosférica, especialmente no ar dos grandes centros urbanos.
Sendo assim, leia as informações contidas no links abaixo e aproveite o seu conhecimento prévio sobre poluição atmosférica para responder as perguntas feitas pelo professor.
Comentários
Postar um comentário